quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OFICINAS 'OS CMAINHOS DA DEMOCRACIA NA VISÃO DE BETINHO'

A OSCIP ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO (BIBLIOTECA DO PAIAIÁ) E O PONTO DE CULTURA 'CANTO DOS BRINCANTES’ informam à população do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, que a empresa Canal Imaginário com o patrocínio da Petrobrás está realizando oficinas do Projeto OS CMAINHOS DA DEMOCRACIA NA VISÃO DE BETINHO, nas seguintes localidades:
Cícero Dantas: dias 28, 29 e 30/03 - local: Escola da Família AgrícolaRibeira do Pombal: dias 31/03, 01 e 02/04 - local: Secretaria da Educação/CézarHeliópolis: 11, 12 e 13/04 - local: Câmara dos Vereadores Sítio do Quinto: 14, 15 e 15 - local: a definir: Câmara dos Vereadores ou Secretaria da Educação Cícero Dantas: 18, 19 e 20/04 - local: Diretório do Partidos dos TrabalhadoresEuclides da Cunha: 09, 10 e 11/05 - local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Pereira)Banzaê (a definir)

Território de Cidadania Nordeste II – Bahia

A OSCIP ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO (BIBLIOTECA DO PAIAIÁ) E O PONTO DE CULTURA ‘CANTO DOS BRINCANTES informam que vêm participando do Coletivo para elaboração do Planejamento do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, e apresentou as seguintes sugestões para serem incluídas na programação da Educação para o Território:


I - As escolas brasileiras em todos os seus níveis de ensino, do maternal ao ensino médio, são obrigadas em seus currículos incluir Educação Ambiental (disciplina transversal), segundo a LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.

Educação ambiental é todo o processo educativo, que utiliza metodologias diversas, alicerçadas em base científica, com objetivo de formar indivíduos capacitados a analisar, compreender e julgar problemas ambientais, na busca de soluções que permitam ao homem coexistir de forma harmoniosa. A educação ambiental se vale dos meios de comunicação convencionais. Ela se presta à difusão de informações ou ao esforço de programas institucionais no âmbito da política, da educação e da cultura ambiental. Ex.: pesquisa, campanhas de opinião pública, articulações políticas com entidades ambientais, comemorações de datas e eventos sobre o Meio Ambiente. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

II - Assegurar, por força da LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todas as escolas públicas e privadas, do fundamental ao médio, dos 18 municípios (sedes e zonas rurais) do Território de Cidadania Nordeste II - Bahia.

III – instalar bibliotecas em todas as escolas do ensino fundamental e médio dos 18 municípios (sedes e zonas rurais) do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, de acordo com a Lei Nº 12.244, de 24 de maio de 2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que torna obrigatória no período de 10 anos a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas. Cada biblioteca deve ter no mínimo um título para cada aluno matriculado. Uma biblioteca numa escola, mesmo tendo um telecentro (que também é obrigatório), estimula o alunato a tomar gosto pela leitura e pela escrita, porque mesmo que os estudantes pesquisem na internet, mas buscam apoio nos livros.

IV – instalar em todas as escolas do ensino fundamental e médio dos 18 municípios (sedes e zonas rurais) do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, telecentros para que todos os alunos possam fazer as suas inclusões digitais.

V – fazer parceria com o Programa Arca das Letras do Ministério de Desenvolvimento Agrário para instalar nas sedes e povoados dos 18 municípios do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, Biblioteca comunitárias atreladas telecentros com internet banda larga.

VI – fazer parcerias com o Ministério de Ciência e Tecnologia (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), para capacitação de professores do ensino fundamental e médio das redes publicas e privadas das sedes e povoados dos 18 municípios do Território de Cidadania Nordeste II – Bahia, bem como realizar anualmente, como vem acontecendo nas capitais e nas maiores cidades brasileiras, e na cidade de Nova Soure há quatro anos consecutivos graças ao empenho da OSCIP Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (a Biblioteca do Paiaiá), as Semanas Nacionais da Popularização da Ciência e Tecnologia.