sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

9 comentários:

  1. Jovens adolescentes estudantes de Nova Soure, vejam que grande oportunidade voces eståo tendo para aprofundar os seus conhecimentos. Nåo percam esta oportunidade.
    Geraldo Prado
    de Copenhagen - Dinamarca

    ResponderExcluir
  2. Pessoal de Nova Soure e de toda a Bahia, não esqueça que na semana de 18 a 23 do corrente a OSCIP Associação Biblioteca Comunitária do Paiaiá está realizando a sua IV Semana de Popularização da Ciência e Tecnologia.
    Veja a programação neste blog (site: http://bibliotecadepaiaia.blogspot.com/) e as pessoas de outros lugares que tiverem interesse de participar, com certeza vão dar grande contribuição ao evento.
    Nova Soure hoje em dia já tem uma pequena infraestrutura para receber pessoas de fora, como pode vê no site oficial da cidade:
    http://www.novasoure.ba.gov.br/portal1/municipio/hospedagem.asp?iIdMun=100129279
    Existem muitos lugares e povoados bonitos para visitar, mas o lugar mais interessante de todos é a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado no Povoado de São José do Paiaiá. Essa biblioteca foi muito elogia na Vila do Soure (essa vila pertencente ao Conselho de Coimbra – Portugal) quando fiz uma demonstração numa palestra sobre “Livros, Leitura e Bibliotecas Comunitárias no Brasil hoje”. A palestra foi realizada na Biblioteca Municipal (muito boa), nessa Vila, no dia 23 de setembro passado.

    Espero poder está nesse evento falando sobre a importância desse tema para a popularização da C&T e do Desenvolvimento Sustentável. Nos encontraremos por lá.

    Geraldo Prado

    ResponderExcluir
  3. Quem tem compromisso com a cultura, com a leitura e com a erradicação do analfabetismo vota na Dilma.

    Por que voto em Dilma? Por este e vários outros motivos, a maioria de ordem política e o restante por admiração pessoal à combativa candidata do PT.
    1. porque sempre fui e continuo sendo e defendendo um regime DEMOCRÁTICO REAL que resistiu e vai continuar resistindo a raivosa e entreguista política do PSDB: o partido de direita com máscara de esquerda, fundando e liderado por intelectuais de pseudo esquerda e mais raivosos do que mesmo aqueles que lideraram o ‘falecido’ e falso Partido ‘Democrático’, sucata que restou das legendas (ARENA, PFL, PP e muitas outras) que fizeram e sustentaram a ditadura mais sangrenta no Brasil por cerca de 20 anos, matando e mutilando grande parte da nossa juventude e do futuro do Brasil;
    2. porque coloco a Dilma entre as grandes lideranças femininas mundiais, entre muitas delas comparo-a a corajosa revolucionária francesa Simone Weil. Dilma é “guerreira”, mulher que dedicou a sua vida desde a adolescência em defesa dos pobres e oprimidos e combateu, assim como a Simone Weil, uma ditadura sangrenta como a que citei no parágrafo anterior e,
    3. porque Dilma não é raivosa nem vingativa, como o candidato do PSDB. Dilma é democrática e progressista. Não quer o atraso, quer o progresso. Quer — assim como o grande presidente Lula sempre quis e fez — erradicar de uma vez por toda a pobreza neste país.
    Ela irá fazer o inverso da política do seu adversário que se mascara de esquerda, mas sempre defendeu e trabalhou (ele e todo o seu partido) em defesa do grande capital. Exemplo disso foi a política de privatização por ele coordenada na gestão Fernando Henrique Cardoso, que praticamente delapidou o patrimônio nacional.
    O PSDB é um dos partidos políticos brasileiros que se elege com o voto popular e os seus representantes depois de eleitos (ver as administrações psdebistas em vários estados brasileiros, em particular em São Paulo, sobretudo na educação — salários de professores e qualidade do ensino) viram as costas para os seus eleitores.
    Por estes e muitos outros motivos é que voto e peço votos para a Dilma. Nesses 31 de outubro a sociedade brasileira, em particular as classes pobres, trabalhadoras e democráticas vão eleger a primeira mulher presidenta do Brasil para dar continuidade a tudo que o presidente Lula fez nesses oito anos em pró dessas classes.
    Dilma é síntese: é mulher forte, guerreira, realizadora, vencedora…

    ResponderExcluir
  4. um alerta aos interessados na democratização da informação.
    No próximo domingo na Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (Biblioteca do Paiaiá) será aberta a IV Semana de Popularização da Ciência e da Tecnologia, e se estenderá por todo a semana com palestras e oficinas. Quem tiver intresse em participar e valorizar a democratização da informação veja programação neste blog.
    Até lá.
    Geraldo Prado

    ResponderExcluir
  5. Olá, por favor me enviem um e-mail para que possamos entrar em contato com vocês.

    Acely Araújo
    BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO CABULA.

    bibliotecacabula@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alô, alô pessoal de Nova Soure, não é uma resposta, mas uma manifestação de agradecimento aos alunos, professores, diretores e funcionários dos seguintes estabelecimentos de ensino: escola estaudal Maria de Lourdes Ferreira da Silva, Colégio Estadual D. Pedro I, Centro Educacional Maria Ferreira e Escola Municipal Paiaiá pelo apoio dado à realização da IV SEMANA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM NOVA SOURE, realidade de 18 a 23 de outubro de 2010.
    Quero agradecer também as instituição que financiaram a vinda dos palestrantes da semana: Instituto Brasileiro de iNFORMAÇÃO EM cIÊNCIA E TECNOLOGIA – IBICT (RIO DE JANEIRO E BRASÍLIA), MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO/PROGRAMA ARCA DAS LETRAS E SECRETARIA ESTADUA DE EDUCAÇÃO. AGRADEÇO DA MESMA FORMA OS NOMES DESSES PALESTRANTES: Professora Dra. Lena Vania Pinheiro Ribeiro (IBICT/RJ) e Ms. Márcia Rocha (IBICT/Brasília); Iuri Rubim (Secretaria de Educação da Bahia)e Cleide Soares (MDA/Programa Arca das Letras/Brasília). Agradecimentos especiais> 1) ao Dr. Altino Bomfim, professor do Departamento de Sociologia Rural da UFBA que deu duas excelentes palestrae e custeou as suas despesas, e 2) a Equipe que toca os trabalhos da Biblioteca do Paiaiá.
    Também aproveitando este espaço, quero deixar os meus protestos pelas ausências e desconsiderações aos convites feitos as autoridades municipais de Nova Soure (Prefeito e Secretariado) e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), UNEB e FioCruz (BA) que no dia 14 de nunho de 2010 em reunião em Salvado me disseram que iriam me responder a solicitação de apoio que lhe foi feita e até hoje,25/10, não recebi nem se que um e-mail pelo menos para informar que não poderiam contribuir.
    Esses comportamentos me dá a impressão que as autoridades, tantos as locais como as estaduais matêm um tipo de discuros para iludir a população e não para atender, de fato, os direitos do cidadão que vota e cumpre corretamente as suas obrigações sociais.
    Geraldo Moreira Prado

    ResponderExcluir
  7. Queria fazer um agradecimento especial ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Soure pelo apoio dado à realização da IV SEMANA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA realizada pea OSCIP ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA MARIA DAS NEVES PRADO de 17 a 23/10/2010

    ResponderExcluir
  8. Pesoal de Nova Sour, de 16 a 21 de novembro a OSCIP ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO e A EMPRESA CANAL IMAGINÁRIO estarão realizando pela segunda vez em Nova Soure – Bahia, o curso “Os Caminhos da Democracia”. Este curso será baseado num documentário com cinco episódios, que tem como ponto de partida mais de dez horas de depoimentos inéditos e exclusivos do sociólogo Betinho, gravados entre o final de 1996 e o início de 1997. A visão de Betinho é complementada com depoimentos de outros personagens e estudiosos de nossa história: Airton Soares, André Spitz, Alcione Araujo, Bernardo Kucinski, Cândido Grzybowski, Carlos A. Afonso, Carlos Fico, Claudius Ceccon, Dulce Pandolfi, Fafá de Belém, Fernanda Carvalho, Fernando Gabeira, José Márcio Camargo, Leonardo Boff, Mauro Morelli, Miro Teixeira, Nádia Rebouças, Oscar Niemeyer, Paulo Markun, Plínio de Arruda Sampaio, Sebastião Soares, Sérgio Ferreira e Theotonio dos Santos.
    Produção: Canal Imaginário e Via Fórum. Diretor: Alfredo Alves. Produtora Executiva: Cleyde Afonso. Narração: Paulo Betti. Diretor de Fotografia: Antonio Luiz Mendes. Produtora: Mariângela Furtado. Roteiro: Ana Clara Santiago e Alfredo Alves. Montagem: Paulo Fontenelle. Finalização: Paulo de Andrade. Consultores: Carlos A. Afonso e Zilda Junqueira.
    O curso é gratuito e será realizado de 16 a 18 no Colégio Estadual Maria de Lourdes Ferreira da Silva e de 19 a 21 no Colégio D. Pedro I.
    Informações na LC Publicidade em Nova Soure (com Luciana) e na Biblioteca do Paiaiá (Telefones: 75-34377013 e 75-9975-3903 ou pelo e-mail bmnp@ig.com.br) e no

    Realização: OSCIP ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO e CANAL IMAGINÁRIO
    Patrocínio: PETROBRAS
    Apoio: COLÉGIO ESTADUAL MARIA DE LOURDES FERREIRA DA SILVA, COLÉGIO D. PEDRO I, SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE NOVA SOURE E LC PUBLICIDADE

    ResponderExcluir
  9. A OSCIP Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (a biblioteca do Paiaiá) avisa a quem interesse tiver, que a OI FUTURO/Ministério da Cultura lançaram edital para apresentação de projetos culturais em 2011 no dia 10/11/2010. As informões completas estão no site http://www.oifuturo.org.br/patrocinios2011/perguntas_frequentes.html

    ResponderExcluir