quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

OS COLETIVOS DA BIBLIOTECA DO PAIAIÁ

Objetivo da OSCIP Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (Biblioteca do Paiaiá), ao criar 04 coletivos (1.Infantojuvenil; 2. Jovem; 3.Adulto e 4. Terceira Idade), cumprindo a Missão que está no Artigo 3º do seu Estatuto Social, é, como propõe Paulo Freire em seu livro sobre a “Importância do Ato de Ler”, estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável em regiões e/ou comunidades vulneráveis, através da valorização da leitura como estratégia principal para o desenvolvimento econômico, cultural, lúdico, socioambiental e, especialmente, o educacional. Porque, para Freire, educar através da leitura crítica do mundo é promover a formação de um homem novo e empreendedor que esteja comprometido com o desenvolvimento econômico, sociocultural e ambiental, com a justiça social e com a erradicação do analfabetismo, da pobreza, da violência social e do vicioso êxodo rural, que há séculos ocorre no semiárido brasileiro. E as práticas da OSCIP e dos Coletivos que nela atuam procuram, não apenas modificar, mas também ampliar o conceito hegemônico de Coletivos que valorize o meio ambiente, por considerá-lo como um forte componente essencial à existência sadia da humanidade, e não como um fenômeno exclusivo e isolado da ação humana no planeta Terra valorização do meio ambiente se baseia nos fundamentos teóricos da Carta da Terra, da Agenda 21 e do Plano Estratégico 2011 - 2020 (CPO10, Nagoya, Japão, 10/2010). Estes documentos alertam sobre a importância de se desenvolverem ações para salvar o Planeta Terra de catástrofes maiores do que as que já vêm acontecendo hoje em dia. Mas isto só será possível se se formar um padrão de sustentabilidade socioambiental, cujas ações se voltem para a formação consciente de cidadãos em todas as faixas etárias. Estes cidadãos podem ser empreendedores ou não, mas estarão comprometidos com a valorização dos direitos humanos, da preservação da natureza, da educação, da justiça social e econômica, da socialização dos conhecimentos, da saúde, da cultura e da paz e do bem-estar social da humanidade.
A MISSÃO DA OSCIP
A missão da OSCIP Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (Biblioteca do Paiaiá) é proporcionar fortalecimento de políticas e ações inovadoras comprometidas com a educação formal e informal crítica e inovadora que à “explosão” do pensamento, fazendo com que as cabeças das pessoas estremeçam como uma artilharia de corações erguendo no tempo a verdadeira inovação da aprendizagem produzida pela revolução do espírito. Porque é somente esta revolução que tem os elementos apropriados para retirar da matéria as percepções do real e as devolva ao espírito na forma de ondas imprimindo a cidadania e a liberdade de cada um.
"OS COLETIVOS"

1- INFANTOJUVENIL

CARACTERÍSTICAS: Seguindo a teoria de Piaget, este coletivo está dividido em quatro períodos: 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos); 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante.
Mas as atividades só começam mesmo a partir do período pré-operatório, porque é aí que as crianças acompanhadas dos pais e/ou dos professores podem freqüentar a biblioteca e usarem os brinquedos e/ou jogos pedagógicos de acordo com as suas faixas etárias. Já a partir dos períodos de operações concretas e operações formais, as crianças começam a despertar o gosto por diversas atividades, em particular computador, esportes, lazer, viagens etc.
 ATIVIDADES: a) utilização de jogos e de brincadeiras sobre coordenação motora (montar e desmontar quebra-cabeça) e memorização das letras e dos números; b) formação das palavras; c) desenvolvimento da leitura e maratona de soletração; d) iniciação à computação, jogos educativos: jogos de formação de palavras e de desenvolvimento psíquico motor: e) jogos de xadrez, dominó, gamão, dados, baralho educativo e demais jogos similares; f) brincadeiras e festas infantis e g) esportes: futebol, voleibol, basquete, passeios de bicicleta, corridas e demais atividades lúdicas

2. COLETIVO JOVEM
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BIBLIOTECA DO PAIAIA


TIME DE VÔLEI FEMININO

CARACTERÍSTICAS: Oficialmente, esta é a fase que vai dos 12/13 aos 18 de idade, ou seja, é a fase da adolescência. Neste período, acontecem as mudanças no corpo, na voz, no comportamento C, enfim, é a fase mais complexa do ser humano. É quando os jovens aprofundam os seus estudos básicos, preparam-se para os estudos universitários e também para começar suas atividades profissionais. A maioria deles exibe grande vocação para o empreendedorismo. Os jovens também querem maior liberdade para sair com os amigos e fazer o que gostam, como atividades de lazer: diferentes tipos de esportes, bailes, atividades culturais, como cinema e teatro, e muitas outras.
TIME DE FUTEBOL MASCULINO
ATIVIDADES: a) iniciação à informática (atividades no telecentro); b) maratona de leitura, escrita, matemática, ciência, meio ambiente etc; c) cinema, teatro, circo, música etc) d) jogos mais sofisticados: xadrez, dominó, gamão, dados, baralho educativo e demais jogos similares; e) brincadeiras e festas juvenis; f) esporte: futebol, voleibol, basquete, passeios de bicicleta, corridas e demais atividades lúdicas e g) conclusão do ensino fundamental e médio e perspectiva de acesso à faculdade.    
3. COLETIVO ADULTO

ATIVIDADES LÚDICAS (I CAMPEONATO DE BIRIBA)
CARACTERÍSTICAS: Desde os 18 anos até os 64 anos, as pessoas são legalmente responsáveis pelos seus atos: estudos, trabalho, constituição de família, responsabilidade social etc. Esta é a fase da vida de maior duração, e é quando a maior parte das pessoas se aposenta. Neste período, as pessoas normalmente praticam inúmeras atividades, não apenas no campo profissional como no sociocultural.


CURSO DE PINTURA EM TECIDO
ATIVIDADES: a) vida profissional; cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, constituição familiar, férias, passeios etc; b) esporte (futebol, voleibol, basquete, passeios de bicicleta, corridas e demais atividades lúdicas) e c) aposentadoria.]
  
4. COLETIVO DA TERCEIRA IDADE

PALESTRA SOBRE  SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
ATIVIDADES LÚDICAS
CARACTERÍSTICAS: A Terceira idade ou, como era chamada anteriormente, a velhice começa oficialmente aos 65 anos de idade e sua principal característica são os cabelos brancos, que aumentam em quantidade. As pessoas da Terceira Idade, assim como todas as outras, precisam de carinho, atenção e respeito. Nesta fase da vida, a saúde tende a ser mais vulnerável, e muitos se encontram solitários, pois não são poucos os casos de abandono familiar. Assim como na infância e na adolescência, é durante a Terceira Idade que as pessoas precisam de mais atenção e da prática de atividades lúdicas (jogos de mesa, dança, passeios a pé e a cavalo, viagens etc), mesmo porque na fase adulta a pessoa tem autonomia para fazer o que bem quiser.
ATIVIDADES: a) exercício de leitura, escrita, matemática, ciência, meio ambiente etc; b) lazer: atividade artesanal, cinema, teatro, circo, música etc.; c) jogos sociais: xadrez, quebra-cabeça, dominó, gamão, dados, baralho e demais jogos similares; c) festas e d) esporte: futebol, voleibol, basquete, passeios de bicicleta, corridas e demais atividades lúdicas.
AS AÇÕES DA OSCIP E DOS SEUS COLETIVOS PARA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DA NOVA ORDEM SOCIAL
Computando as ações desenvolvidas por esta OSCIP de 2002 até os dias atuais, com o apoio dos Coletivos que nela atuam, constata-se que ela já contribuiu para a pesquisa, a educação e o lazer de cerca de 40 (quarenta) mil usuários, entre leitores (alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior), visitantes, pessoas da comunidade e membros dos seus Coletivos. A Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado atuou através de diversas modalidades, como leituras, cursos de curta e média duração, seminários, palestras, oficinas, apresentação de espetáculos, diferentes tipos de jogos, de festas e de manifestações culturais. Estas ações já apontam para o inicio da formação desse homem novo, dotado de um padrão de consciência de um verdadeiro líder empreendedor, social e/ou econômico, dos recursos naturais, que preserva as espécies, os habitats e as culturas patrimoniais da sociedade humana. Através desta iniciativa, esta OSCIP estará dando os seus primeiros passos, não para realizar um sonho mas para confirmar que experiências como as propostas pela ‘pequena utopia’ da criação de uma nova ordem social criada por esse perfil de homem novo podem ser concretizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário