terça-feira, 13 de setembro de 2011

Professores deflagram greve por tempo indeterminado em Nova Soure

Depois de realizar diversas manifestações públicas reivindicando melhorias na qualidade da educação no município de Nova Soure (a 150 km de Feira de Santana) e de incontáveis tentativas frustradas de negociação com a prefeitura municipal, os mais de 250 professores da rede decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, na manhã desta quinta-feira (08/09).

A disputa antagônica entre professores e prefeitura já vem travada há algum tempo. Contudo, a situação ficou mais grave depois que o prefeito baixou um decreto proibindo o acesso de professores à sala de aula. O representante da APLB local, professor José Domingos dos Santos, considerou a atitude do executivo arbitrária, antidemocrática e inconstitucional. “Nunca se viu na história da democracia tamanha arbitrariedade como a que se vê em Nova Soure nos dias atuais. Milhares de estudantes estão sendo prejudicados por conta da falta do compromisso e seriedade política do executivo”, bradou.

“Não queremos brigar, nem tão pouco afrontar ninguém. Nossa manifestação é pacífica sendo assim não há necessidade do prefeito e da secretaria da educação agirem com tamanha repressão suspendendo professores, impedindo, através da força, de entrar nas escolas, cortando o transporte dos professores entre outras ameaças”, explicou o professor Alcindo Ferreira do Prado, um dos manifestantes. Ele ainda ressaltou, “o que queremos é tão somente que a secretaria de educação nos ouça e veja que não buscamos satisfazer nosso ego, mas buscamos melhorias pela qualidade do ensino em Nova Soure”.

A professora Aldenice de Freitas Rios disse que a greve está acontecendo porque a honra da classe dos professores de Nova Soure foi injustamente vilipendiada pelo prefeito da cidade. “Todos estamos perplexos com a falta de modéstia do representante maior de nossas cidade para com os professores e com a educação. É Lamentável o que estamos vivendo”, desabafou.
Enquanto o prefeito continua trancado em seu gabinete num silêncio indolente e mórbido, a comunidade estudantil, principal vítima desse sistema, vai pagando um alto preço contraindo para si prejuízos na aprendizagem por conta do atraso no cronograma escolar. Pergunta-se até quando o prefeito de Nova Soure vai continuar na indiferença e apático aos problemas da educação no município?
Fonte: http://www.zevaldoemaragogipe.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário